Porto Nacional recebe de hoje até sábado a etapa regional dos Jets e Parajets

06/06/2017 - Reinaldo de Jesus Cisterna / Governo do Tocantins

Cerca de 360 atletas, de dez municípios e 14 escolas da regional de Porto Nacional, participam nesta terça-feira, 6, às 17h, no Ginásio Ciano Aires, da abertura oficial da etapa portuense da 27ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), juntamente com a 4ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets). A solenidade de abertura do evento contará com a presença da professora Wanessa Zavarese Sechim, secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

A competição será disputada até o próximo sábado, 10, nas modalidades individuais (atletismo, xadrez e tênis de mesa) e nas coletivas (vôlei de praia, vôlei, handebol e futsal). Os jogos serão realizados na AABB, Escola Dom Domingos Carrerot, Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Irmã Aspásia, Centro Olímpico de Porto Nacional e Ginásio Ciano Aires.

Regionais

Até o momento, já foram disputadas as etapas regionais de Gurupi, Palmas interior, Guaraí, Dianópolis, Colinas e Paraíso, Arraias, Pedro Afonso, Miracema. Restam as regionais de Porto Nacional (6/6 a 10/06) e Araguaína (13/06 a 17/06).

Jets e Parajets
Os Jets e os Parajets são uma realização da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) que reúnem, anualmente, milhares de alunos/atletas de todos os municípios tocantinenses em etapas internas, municipais, regionais e na final estadual da competição.

As finais estaduais serão realizadas em Palmas, no final do mês de junho, para a categoria 12 a 14 anos e, no mês de outubro, para a categoria 15 a 17 anos. Os Jogos ainda classificam alunos e equipes para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), maior competição escolar do Brasil, além das Paralimpíadas Escolares Brasileiras, que reúnem paratletas escolares de todo o País.