Segundo Tempo

A atuação da Secretaria Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte está pautada, sobretudo, na execução do Programa Orçamentário Vivência e Iniciação Esportiva Educacional Segundo Tempo.

O Segundo Tempo, como Programa Estratégico do Governo Federal, tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

É desenvolvido em parceria com Estados e Prefeituras.

No Tocantins, o Programa Segundo Tempo, desenvolvido pelo Governo Estado, em parceria com o Governo Federal, beneficia 700 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos.

São 7 núcleos instituídos nos seguintes municípios: Sandolândia, Gurupi, Arraias, Darcinópolis, Wanderlândia, Santa Terezinha e Araguatins, com 100 alunos cada. O convênio foi firmado em agosto de 2014 e tem vigência por 18 meses.

O programa funciona no contraturno do período escolar. Os alunos têm a chance de praticar esportes em diversas modalidades, como futsal, voleibol, futebol, basquete, handebol, xadrez, tênis de mesa, cumprindo diretrizes do Programa, de ter, no mínimo, duas modalidades coletivas e uma individual. As atividades são coordenadas por um professor de Educação Física e um monitor.